CAMPANHA

PARTICIPE DA CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE NOTAS FISCAIS, JORNAL E PAPELÃO E AJUDE A NOSSA ESCOLA!

SUGESTÃO DE LEITURA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR

O que me faz mais feliz no Ceará?

sábado, 25 de abril de 2009

BANALIDADE? O QUE É ISSO?

E agora, quem vai judiciar a banalidade?

Inácio Chagas Berlitz *

O Juizado da Infância e da Juventude recomenda à Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA) para informarem as escolas de que devem, na medida do possível, evitar a judicialização dos conflitos banais. Este procedimento, segundo o Juizado, pode trazer graves conseqüências para a vida e a formação dos adolescentes.

Para facilitar o entendimento da autoridade policial, faltou ao Juizado esclarecer o que são conflitos banais. Com a falta deste esclarecimento, muitos diretores de escolas estão saindo da Delegacia Especializada sem a solução para os conflitos, levando a impunidade como tema de casa. No verso da tese do Juizado, lê-se que todo o conflito não é nada de banal.

O que já está trazendo graves conseqüências para a vida e a formação dos adolescentes, no entanto, não é a judicialização, mas os próprios conflitos. E ocorrem em escala geométrica no ambiente escolar ou no seu entorno, muitos deles tipificados como agressões físicas e ameaças.

Se a maioria das escolas resolvesse judiciar os conflitos, haveria longa fila na Delegacia Especializada. Na verdade, grande parte deles não são judiciados por faltas de estrutura e de agilidade no atendimento, que não se viabilizam à Brigada Militar.

O conflito então é de interesses. Se há faltas de estrutura e de agilidade da Brigada Militar no atendimento às ocorrências nas escolas, isso também acontece nas Delegacias Especializadas. E aí, no bonde dança a impunidade. Quem vai para o ponto do conflito ver o bonde passar? Quem vai judiciar este conflito de interesses?

O Juizado da Infância e da Juventude tem suas demandas igualmente não viabilizadas. Juntamente com as Delegacias Especializadas, a Brigada Militar e os estabelecimentos de ensino pleiteiam pelo melhor para a sociedade, com o idealismo e a ética, que já foram seus temas de casa. A frustração destes heróis, nossa também, é uma escola que não tem nada de banal.

Fazendo estas contas, sem passar a régua, quanto está custando a falta de priorização pela segurança pública? A conta é alta para toda sociedade: a banalização do conflito. Enquanto isso, os intervalos da passagem do bonde pelas escolas estão diminuindo e o passe à violência já ficou gratuito. E agora, quem vai judiciar a banalidade?
* Jornalista

3 comentários:

  1. Obrigado por participares do nosso blog!

    ResponderExcluir
  2. É triste saber que a escola, com suas situações adversas, é tratada como banalidade! Até quando?
    Precisamos continuar nos indignando com essas arbitrariedades burocráticas!!!!

    ResponderExcluir
  3. Inicio de novas atividades

    Reunião com os pais e comunidade em geral sobre aprovação do calendário e normas de convivência

    A diretoria, professores e funcionários do Ceará reuniram-se com pais, alunos e comunidade em geral no dia 13 de março. Entre assuntos tratados, destacam-se a aprovação do calendário escolar e normas de convivência.
    O calendário prevê para o primeiro semestre de 2010 eventos especiais no currículo de atividades e 5ª séries do ensino fundamental. A primeira delas já acontece no sábado, 17 de abril, a partir das 9 horas, com demonstração de trabalhos das crianças, palestras para os pais e painel em parceria com o Rotary de Teresópolis. O tema será "As Profissões", uma abordagem que vem sendo realizada através do Projeto Profissional do Futuro.

    Reunião com a coordenadoria regional da educação

    Com presença da Vereadora Sofia Cavedon (PT), da diretora do Ceará, Isis Marques Berlitz, da vice-diretora, Gessi de Almeida Blaskesi, a reunião tratou de assuntos referentes a construção da casa do PM Residente na escola, do muro e da obra que faz divisa com o Ceará. Os assuntos foram tratados no dia 11 de março na sede da da 1ª Coordenadoria de Educação (CRE). Os representantes da CRE anunciaram que o Ceará passa a integrar o novo projeto "Escola Segura". Por integrar esse projeto, a expectativa é de que as damandas do Ceará sejam atendidas em breve.

    Grande mutirão em parceria com a
    Uniritter

    No domingo, 28 de março, a Uniritter deu início ao projeto de parceria com o Ceará e comunidade escolar. Foi realizado um mutirão para no prédio do Currículo por Atividades do Ceará, com pintura, colocação de ventiladores e reforma do banheiro das crianças. O multirão contou com a presença de alunos, professores e representantes da Reitoria da Uniritter; da equipe diretiva, professores, funcionários, pais e alunos do Ceará. O evento começou bem cedo no domingo, às 8 horas. Depois de tanto multirão pela manhã, a surpresa do evento veio das mãos das funcionários merendeiras, Valéria e Juçara, que preparam um belo almoço para todos os participantes. O multirão seguiu à tarde até às 17 horas, com muito empenho e carinho de todos. Em maio, será realizado um novo multirão para conclusão das obras.

    ResponderExcluir